Hálux Valgo

Olá, pessoal!

Hoje vamos conversar sobre um assunto que, embora seja comum, ainda faltam muitas informações: o hálux valgo, conhecido como joanete.

Essa patologia tem uma característica principal: ela causa uma saliência no dedão do pé. O que além de dor, costuma deixar muitas pessoas incomodadas, já que essa patologia causa uma alteração na estética, deixando o pé mais largo.

Causas

O hálux valgo ocorre quando o osso do peito do pé (primeiro metatarsal) , ao qual o dedão se conecta, está em uma posição não anatômica, ou seja, quando a base do hálux aponta para fora e a ponta do hálux aponta para dentro, em direção ao segundo dedo, causando assim a joanete.

Mas, você sabe quais são os fatores de risco para esta patologia? Então veja:

– Rolamento interno (pronação) excessivo do pé;
– Uso de calçados apertados e pontudos;
– Lesões traumáticas ou degenerativas.
– Artrites

Além disso, o joanete pode desenvolver uma osteoartrose e formação de bicos ósseos nas pontas da articulação, ocorrendo desgaste da cartilagem, fazendo com o paciente tenha movimentos limitados e dolorosos do pé.

Como saber que tenho joanete?

A dor na articulação, quando o paciente usa calçados apertados, é o primeiro sintoma de joanete.
O paciente pode relatar também aumento crescente da articulação, fazendo com que ela se projete para fora, ter inchaço doloroso e perceber que o local quente e avermelhado devido ao atrito constante no calçado.

Quais os tratamentos disponíveis para o hálux valgo?

O tratamento pode ser conservador (casos leves) ou cirúrgicos (casos mais avançados ou que não tiveram melhora com o tratamento conservador).

– Conservador: utilizar calcados com o bico arredondado e alto, com a parte interna acolchoada e solado firme. Pode ser utilizado aquele espaçador de silicone entre o primeiro e segundo dedo afim de melhorar o alinhamento do pé. Importante lembrar que o tratamento conservador não corrige a deformidade, ele serve para evitar uma piora progressiva do problema.

– Cirurgia: considerado para casos de deformidades moderadas ou graves e casos que não tiveram melhora com tratamento conservador. Existem várias técnicas diferentes para o tratamento cirúrgico dessa deformidade. Cada técnica é indicada para uma gravidade especifica e presença ou não de outras deformidades no pé doente.

Vale lembrar que qualquer tratamento deve ser indicado por um ortopedista especialista em pés, para que os resultados sejam positivos.

Se tiverem interesse posso fazer outra postagem falando de alguns tipos de cirurgias possíveis para tratamento do joanete.

Estou à disposição para ajudar você com este assunto. Entre em contato, agende uma consulta e vamos conversar sobre o melhor tratamento para seu caso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *