Bom pessoal, nesse post falaremos um pouco sobre o processo de reabilitação do entorse de tornozelo.
No processo de reabilitação serão necessários os seguintes materiais:
- Órtese imobilizadora
- Gelo/ sacola térmica
- Faixa elástica
A órtese tem a função de evitar um novo entorse durante o processo de reabilitação. Ela é composta por material rígido nas laterais do tornozelo. Dessa forma ela deixa livre o movimento do tornozelo para baixo e para cima e bloqueia os movimentos laterais.
Recomendações: – AIRCAST
– AIRCAST A60
– SOFTCAST – SALVAPÉ
– SOFTCAST AIR – SALVAPÉ
Como nos primeiros dias será necessário aplicar gelo pelo menos 4 vezes ao dia por 15 minutos cada vez e o gelo não deve ficar em contato direto com a pele pois pode causar lesões, recomendo o uso de uma sacola térmica. Ela é mais prática, reutilizável e muitos modelos permitem o uso gelado e quente podendo ser colocada no microondas. Dê preferência aos modelos que já contém no kit a cinta para fixação.
Nos casos de entorses, há diversas formas de realizar a aplicação do gelo e a mais eficaz é colocar em um balde água gelada até a “canela”, e acrescentar pelo menos 2 formas de gelo. Colocar o pé todo na água e ficar por 15 minutos.
Com relação à faixa elástica o ideal é adquirir um kit que contenha 3 faixas de diferentes intensidades: leve, média e forte, uma para cada fase do tratamento. Cada faixa terá uma resistência diferente, sendo assim possível ir aumentando a intensidade dos exercícios conforme a recuperação ocorra. Dar preferência às faixas elásticas NÃO circulares por serem mais compridas e permitirem uma melhor postura durante os exercícios.
O fisioterapeuta será o profissional, que trabalhará os exercícios de forma adequada, colaborando para o resultado esperado.
Saiba mais sobre o entorse de tornozelo em nossos outros artigos especiais sobre o tema: