Metatarsalgia

Olá, pessoal!

Como vocês estão?

Separei para o texto de hoje um assunto que sempre está nas consultas, mas de uma maneira sutil: a metatarsalgia. Você sabe do que se trata?

Digo que ela ela está presente de maneira sutil, pois muitos dos meus pacientes têm essa patologia, mas não sabem, pois relatam como uma dor no ante pé.

Por este motivo, quero compartilhar muitas informações importante sobre esta doença e seus tratamentos, mas primeiro, vamos entender melhor:

A metatarsalgia é o termo utilizado para indicar dor plantar nas articulações metatarsofalangeanas.
Essa dor pode ocorrer por diversos motivos, como alterações mecânicas e deformidades adquiridas, por exemplo: artrite, pé cavo, joanete, problemas de postura, atrofia do coxim plantar e algumas doenças.
No entanto, dores nessa topografia podem ter outras causas:

– Doença de Freiberg: consiste na necrose avascular da cabeça do segundo metatarsal.
– Dor no nervo interdigital (neuroma de Morton): lesão nos nervos dos pés. Costuma ser uma lesão associada a metatarsalgia;
– Degeneração da articulação metatarsofalangeanas: artrose nas articulações das plantas dos pés;
– Sesamoidite: dor ao longo dos dois pequenos ossos abaixo da cabeça do metatarso;
– Atrofia da gordura subcutânea da cabeça submetatársica, associada ao envelhecimento.

Esta patologia causa uma sobrecarga mecânica na região da planta do pé, por isso, é importante se atentar, pois normalmente uma doença que causa dor na planta do pé ajuda a desenvolver outras doenças que causam dor no mesmo local.

Clinicamente, é possível observar a presença de calosidade, o que indica que a região está sofrendo uma carga muito grande.

Como é o tratamento, Dr. Daniel?

O recomendado é tratar a causa base da doença, como deformidades e alterações mecânicas. Para só então indicar o melhor tratamento para cada pessoa.

É muito importante que você busque ajuda profissional (ortopedista especializado em pé e tornozelo) sempre que notar alguma alteração para só então receber a indicação de um tratamento.

Veja algumas ferramentas que podem ser utilizadas no tratamento:

– Medicamentos anti-inflamatórios para aliviar dores e desconfortos;
– Fisioterapia para melhorar o apoio dos pés e corrigir a pisada;
– Sapatos confortáveis, adaptados e com solado rígido;
– Palmilhas ortopédicas sob medidas para acomodar os pés e reduzir a sobrecarga sobre os metatarsos.

A metatarsalgia é uma patologia tratável, mas é preciso ter muita atenção para que os resultados sejam positivos.

Lembro vocês que estou à disposição para conversarmos sobre este tema. É só agendar uma consulta personalizada!