Pé Plano – Pé chato

O pé plano, mais conhecido como pé chato é uma das maiores preocupações dos pais. O fato de não ter a curvatura do meio do pé e a angulação que forma no tornozelo faz com que os pais achem que existe alguma doença no pé que precisa ser tratada. Mas fique calmo…

Na maioria das vezes se trata apenas de uma variação da normalidade. A curvatura do meio do pé se forma até os 10 anos. E a genética é importante, pais com pés planos tem maior chance de terem filhos com pé plano. Se seu filho passou dos 10 anos e não formou a curvatura do meio do pé, dificilmente ele irá formar após essa idade. Os casos que precisam de tratamento e as vezes precisam de intervenção cirúrgica são aqueles em que o paciente apresenta DOR ou MACHUCADOS nos pés. É importante passar com o especialista para excluir a existência de alguma doença no pé que cause pé plano doloroso, por exemplo a barra óssea.

Não existindo doença no pé, nós iniciamos o tratamento com fisioterapia e em casos onde o paciente continua com queixa nós indicamos a correção cirúrgica.

O caso demonstra um paciente que precisou de correção cirúrgica do pé esquerdo por não ter apresentado melhora na fisio. Muitos casos nós conseguimos resolver com essa técnica (artrorrise) que é minimamente invasiva e com possibilidade de pisar após poucas semanas da cirurgia.

O parafuso inserido ajuda a melhorar o posicionamento do pé. Nas imagens conseguimos ver como melhorou o alinhamento do calcanhar e dos ossos do pé e também como o pé esquerdo está mais alinhado(reto) com o restante da perna enquanto o pé direito ainda está angulado para fora. Realizaremos a correção do pé direito ainda esse ano.

Fico com alguma dúvida? Precisa de ajuda?
Comente abaixo ou entre em contato.

1 comentário em “Pé Plano – Pé chato”

  1. Olá, meu filho tem pé chato e desalinhado, as vezes dói, passei ele em alguns ortopedistas, um falou que caso cirúrgico,outros dois falaram que palmilha resolveria. Estou em dúvidas e muito indecisa, ele já tem 10 anos e 6 meses de idade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *