O pé plano, também chamado de pé chato, é um dos principais motivos que levam muitos pais aos consultórios.
Ele é caracterizado pela diminuição do arco plantar, o que faz com que o pé não tenha curvatura na parte interna.
É importante saber que a maioria dos bebês possuem pés planos e isso é completamente normal, já que eles ainda não se desenvolveram por completo.
No entanto, conforme eles vão crescendo, é possível observar uma mudança nos pés e se tudo ocorrer da maneira correta, aos 10 anos, o arco plantar estará completamente desenvolvido. Mas, é importante saber que o pé plano pode persistir até a vida adulta e isso pode ser normal. O pé plano tem um componente de herança genética importante, portanto é comum que pais com pés planos tenham filhos com o mesmo tipo de pé.
Quais são as causas para ter este problema, Dr. Daniel?
A predisposição familiar pode ser uma das causas do pé plano, no entanto, ele pode ser decorrente de um componente de hiperfrouxidão ligamentar.
Além disso, alguns casos podem estar relacionados a malformações ósseas ou ao aparecimento de ossificações anômalas, que costumam causar muitas dores, principalmente em crianças em idade escolar.
Já em adultos, o aparecimento ou a intensificação do pé plano pode ser causada por uma ruptura tendinosa, traumática ou degenerativa.
Como saber que eu tenho pé plano?
Muitas pessoas não relatam dor ou incômodos nos pés, mas é muito comum as crianças relatarem dor muscular nas pernas ou fadiga, causada pelo esforço.
Em casos mais graves, além da dor, o paciente pode ter desequilíbrio mecânico da marcha, o que prejudica suas atividades diárias e limitam o paciente a realizar suas obrigações.
As botas e palmilhas ainda são recomendadas para tratar o pé plano?
Antigamente, este uso era muito comum, já que os familiares se baseavam no fato que eles “usaram e a forma do pé melhorou”.
Mas, é importante saber que nenhum estudo demostrou efeitos ao usar botas e palmilhas no desenvolvimento do pé.
Além disso, há muitas dúvidas sobre o efeito das atividades físicas nestes casos, mas quero compartilhar com você que apesar dessas atividades serem importantes para os pequenos, não há confirmações de que elas modificam a evolução dos pés. Os exercícios, principalmente descalço, auxiliam no desenvolvimento e fortalecimento da musculatura do pé aumentando a chance do desenvolvimento do arco plantar.
Em adultos, o pé plano causa dor nas costas?
Também não há relação comprovada entre dor nas costas, problemas nas articulações e pé plano. Se você apresentar estes sintomas, procure por um especialista.
Tratamento
Importante lembrar que os pés planos que precisam de tratamento são aqueles dolorosos ou que apresentam alguma complicação como calosidades/ulcerações ou associados a entorses de tornozelo de repetição.
O tratamento deve ser feito em conjunto com o ortopedista e a cirurgia só é considerada para correção do pé chato quando a criança apresenta dor intensa e deformidade.
Em tratamento conservador, o especialista pode indicar modificação de calçados, de acordo com cada caso.
Busque ajuda com um ortopedista para saber mais sobre seu caso!